[miriamleitao] Míriam Leitão: O que teremos a comemorar no Dia do Meio Ambiente?
O xamã Davi Kopenawa está falando na Terra Indígena Yanomami e se dirige a uma mulher. “Maial, você está aqui com o seu povo. Esse é o seu povo”. Maial é Kayapó e não Yanomami. Davi fala a mesma coisa para Alessandra Korap e ela é Munduruku. Os três povos com enormes distâncias entre os seus territórios estão juntos agora.
O que teremos a comemorar amanhã? Informação de qualidade e as vozes dos líderes indígenas que estão sendo trazidas por jornalistas e documentaristas. A chance de ter novamente uma política ambiental e uma política indígena foi aberta com a eleição do ano passado.
Noemia Yanomami, da região do Papiu, é que diz, durante depoimento, a frase que dá nome ao documentário sobre a aliança dos três povos e o ataque do garimpo. “Escute: a terra foi rasgada”. As imagens fortes do filme dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal, realizado com o apoio do Instituto Socioambiental e do Greenpeace, comprovam o que disse Noemia. O garimpo vai rasgando a terra em todos os lugares onde se instala.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Vinis, orquídeas, Museu Nacional e mais: confira os eventos da semana no RioAgenda tem ainda comemorações ao Dia do Meio Ambiente, bicicletada musical, e oficinas na Casa Firjan
Weiterlesen »
Lula cobra ajuda de países desenvolvidos para preservar o meio ambienteLula reclamou que o Acordo de Copenhague que previa a doação de R$ 100 bilhões aos países em desenvolvimento, não se concretizou.
Weiterlesen »
Barreira de lixo: paliativa mas não solução | Luiz André Ferreira | O DiaParte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente. ODia
Weiterlesen »
Vasco deve ter desfalque no meio-campo para clássico contra o Flamengo | Vasco | O DiaCruz-Maltino precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento. Vasco Futebol ODia
Weiterlesen »