Artista plástico do Chapadão é reconhecido até no exterior: 'Não tem como não abordar a violência. Acordo e durmo com ela'

Deutschland Nachrichten Nachrichten

Artista plástico do Chapadão é reconhecido até no exterior: 'Não tem como não abordar a violência. Acordo e durmo com ela'
Deutschland Neuesten Nachrichten,Deutschland Schlagzeilen
  • 📰 jornalextra
  • ⏱ Reading Time:
  • 80 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 35%
  • Publisher: 87%

Albarte trabalha em ateliê improvisado num dos cômodos da casa simples que divide com a família no alto do morro

O jovem, que teve como primeira tela a casaca dos bate-bolas, figuras típicas do carnaval suburbano, é uma das novas promessas do mundo das artes que chegam das periferias e das comunidades cariocas. Seu talento já tem reconhecimento no exterior.

O artista do Chapadão classifica seu trabalho como “pintura clássica, de conceito marginal e falando de favela”. Uma de suas obras, intitulada “Descartáveis”, foi pintada sob o impacto da morte do adolescente João Pedro Mattos, de 14 anos, ocorrida em maio de 2020 durante uma operação das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Mas nem tudo é violência. O quadro “MGHZNRJ” mostra um paredão de caixas de som empilhadas e jovens dançando num evento conhecido como “revoada”, que acontece no Complexo da Maré. O título em forma de sigla, segundo Albarte, copia a linguagem dos jovens de favela que, por exemplo, se referem à Zona Norte como ZN e Manguinhos como MGH.

Sua obra traz referências do rap, do hip-hop e alguma coisa de MPB, além de nascer sempre na escrita. Primeiro ele elabora um roteiro com o conceito do que pretende mostrar. É comum surgir daí uma série de quadros com os mesmos temas ou personagens. O trabalho de Albarte ganhou o respeito de seus pares.

— Fico feliz por estarem surgindo outros talentos na comunidade. É bom para as crianças verem, se espelharem e saberem que existem outras oportunidades, que não sejam apenas na música e no esporte. A arte tem de se fazer presente nas favelas. Ela salva as pessoas— diz o jovem, apontando ainda a cooptação pelo tráfico como risco para os jovens de comunidade sem perspectiva na vida.

Wir haben diese Nachrichten zusammengefasst, damit Sie sie schnell lesen können. Wenn Sie sich für die Nachrichten interessieren, können Sie den vollständigen Text hier lesen. Weiterlesen:

jornalextra /  🏆 6. in BR

Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen

Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.

Lula sobre a União Europeia: 'Se não aceitarem a posição do Brasil, não tem acordo'Lula sobre a União Europeia: 'Se não aceitarem a posição do Brasil, não tem acordo'Em evento em São Bernardo, presidente alegou que os europeus 'querem que o governo brasileiro compre as coisas estrangeiras, ao invés das brasileiras'
Weiterlesen »

Lula sinaliza que o Brasil pode não assinar o acordo comercial com a União EuropeiaLula sinaliza que o Brasil pode não assinar o acordo comercial com a União EuropeiaO presidente defende um ajuste que vete a abertura das compras governamentais brasileiras a empresas estrangeiras
Weiterlesen »

Poupado por Deltan, Bolsonaro não comenta cassação de ex-procurador: 'Vou continuar não falando'Poupado por Deltan, Bolsonaro não comenta cassação de ex-procurador: 'Vou continuar não falando'Apesar de poupar ex-presidente, deputado federal cassado enfrenta abandono político por correligionários do PL
Weiterlesen »

O mundo afrofuturista de Ale Santos: artista cria pioneiro universo ficcional no Brasil - BBC News BrasilO mundo afrofuturista de Ale Santos: artista cria pioneiro universo ficcional no Brasil - BBC News BrasilEscritor paulista, que se consagrou com obra de ficção científica inspirada em mitologias do povo negro e no cenário de desigualdade social e racial brasileiro, conta detalhes de seu próximo livro e de como suas histórias fantásticas vão agora se tornar filme e jogo de RPG.
Weiterlesen »

Alexa e Ring: Amazon faz acordo de R$ 155 milhões por violar privacidadeAlexa e Ring: Amazon faz acordo de R$ 155 milhões por violar privacidadeO valor soma os acordos da Amazon com a FTC referentes à Alexa e Ring, nos EUA, com processos de violação de privacidade.
Weiterlesen »



Render Time: 2025-04-01 16:56:46