Bob Pickard, que exercia o cargo de diretor global de comunicação, anunciou sua demissão na quarta-feira fazendo críticas severas à instituição lançada pela China em 2016
Presidente da China alerta autoridades para se prepararam para 'piores cenários' na segurança nacional
Segundo Pickard, o AIIB "é dominado por membros do Partido Comunista e tem uma das culturas mais tóxicas que se pode imaginar". A acusação contraria a premissa sustentada pelo banco desde sua fundação, de que é uma instituição apolítica e meritocrática, cujas decisões são tomadas com base em padrões internacionais.
Profissional com longa experiência na área de relações públicas, Pickard estava no AIIB desde março de 2022. "Vi com meus próprios olhos a extensão com com que os membros do PC ocupam posições-chave do banco, como uma célula da KGB [serviço secreto soviético], da Gestapo [polícia secreta nazista] ou da Stasi [polícia secreta da Alemanha Oriental]".
No momento em que publicou as alegações explosivas sobre o banco Pickard já estava fora da China, segundo ele por questões de segurança. À agência Reuters ele disse ter sido aconselhado a não voltar tão cedo ao país, e lembrou o caso dos "dois Michaels", cidadãos canadenses que foram mantidos atrás das grades na China entre 2018 e 2021, acusados de crimes contra a segurança nacional.
Funcionários do AIIB comentaram ao Financial Times e pelo Wall Street Journal terem ficado surpresos com as alegações de Pickard, e disseram que não vêem indícios de interferência do PC chinês no banco. O governo Lula tem demonstrado interesse na ampliação de financiamentos do AIIB para projetos ligados à economia verde.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
PT abre fogo contra Campos Neto: 'Um bolsonarista no Banco Central'Nos últimos meses, Lula e ministros têm criticado duramente a taxa básica de juros (Selic) e o presidente do Banco Central.
Weiterlesen »
'Prévia' do PIB do Banco Central indica elevação de 0,56% na economia em abrilAlta do indicador veio após recuo no mês de março. Na parcial do ano, IBC-Br avançou 3,88% e, em doze meses até abril, subiu 3,43%.
Weiterlesen »
Banco Central do Japão mantém taxas de juros ultrabaixas inalteradasA decisão do BoJ vem após uma ação mista do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE) no início desta semana
Weiterlesen »
Haddad diz que governo Lula enfrenta 'alienação' do Banco CentralDurante reunião ministerial, ministro da Fazenda abordou atual cenário econômico e taxa Selic
Weiterlesen »
PicPay vai incorporar 2,5 milhões de clientes de varejo do banco OriginalBanco vai se concentrar no segmento de atacado; ambos são controlados pela J&F, dona da JBS
Weiterlesen »