Covid-19: por que doença ainda mata tanta gente no Brasil

Deutschland Nachrichten Nachrichten

Covid-19: por que doença ainda mata tanta gente no Brasil
Deutschland Neuesten Nachrichten,Deutschland Schlagzeilen
  • 📰 bbcbrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 149 sec. here
  • 4 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 63%
  • Publisher: 83%

Dados do Ministério da Saúde mostram que a média móvel de casos de covid-19 do Brasil está em alta desde a segunda semana do ano, com 80% mais casos do que na mesma época de 2023.

Há cerca de duas semanas, um homem de 79 anos deu entrada no pronto-socorro de um hospital particular de Matão, cidade no interior deHoras depois, enquanto se encaminhava para a internação, saiu o diagnóstico: ele estava, de fato, infectado pelo novo coronavírus.

Há dois dias, a Secretaria de Saúde do Estado publicou relatório mostrando que a taxa de testes positivos hoje é de 30%, o triplo do registrado em janeiro . Regiões como Norte e Nordeste também viram o volume de casos graves subir a partir da segunda metade de janeiro, segundo um boletim da Fundação Oswaldo Cruz .

Para além da subnotificação, não entram nas contas sobre a covid-19 uma série de outros registros considerados apenas como suspeitos, ou seja, ainda não foi confirmado que a causa da morte foi covid-19.

"São números bem preocupantes", diz Ralcyon Teixeira, diretor da Divisão Médica do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo. É parecida também ao dos últimos meses de 2022, ano em que a doença voltou a se espalhar com mais força por causa da chegada da variante ômicron. O ministério reforçou a importância de medidas não-farmacológicas e da vacinação para prevenir a doença.

O infectologista Julio Croda, pesquisador da Fiocruz no Rio de Janeiro, concorda e acrescenta: "Muitas vítimas são idosas também". Até o ano passado, imunossuprimidos, pessoas sem a imunização adequada ou idosos conformavam o perfil da mortalidade por covid-19 no país, segundo ela.O Sul é um bom exemplo: embora tenha uma boa estrutura de saúde pública, além de uma ampla rede de atendimento, a região tem uma taxa de mortalidade relativamente alta .

"Como existem ciclos contínuos da doença acontecendo, que se movimenta também mais do que as síndromes gripais já conhecidas, é de se esperar que ela mate mais gente ao longo desse processo." Com o aumento relativo de óbitos nas últimas semanas, a taxa de mortalidade brasileira se movimentou nesse intervalo: era de 0,37 para cada 100 mil habitantes no início do ano e, agora, já é de 1 para 100 mil.

É o caso do Paxlovid, elaborado pela americana Pfizer e aprovado na metade de 2022 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para venda no país. Foi assim que, quando as primeiras doses foram disponibilizadas no SUS, em janeiro de 2021, quando a média móvel de óbitos estava em 4 mil, quase a totalidade da população correu para os postos de saúde.

No seu cotidiano no Emílio Ribas, ele diz ainda encontrar muita gente que não entende que a vacina não foi elaborada para evitar totalmente a contaminação, mas para diminuir os efeitos da doença."A população ficou muito atrapalhada sobre quando ir se vacinar, quais são os grupos prioritários, qual é a necessidade de seguir se imunizando, etc. As pessoas foram se cansando", reflete.

Wir haben diese Nachrichten zusammengefasst, damit Sie sie schnell lesen können. Wenn Sie sich für die Nachrichten interessieren, können Sie den vollständigen Text hier lesen. Weiterlesen:

bbcbrasil /  🏆 8. in BR

Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen

Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.

Big Brother Brasil 24: um reflexo dos desafios sociais do BrasilBig Brother Brasil 24: um reflexo dos desafios sociais do BrasilO Big Brother Brasil 24 consegue, com pouco mais de 20 participantes confinados, refletir as nuances de um Brasil de mais de 200 milhões de habitantes. Nos primeiros dias de confinamento, episódios carregados de comentários machistas, misóginos, homofóbicos e racistas trouxeram a tona a persistência de preconceitos ainda arraigados no imaginário do país. Paralelamente, jovens e vulneráveis participantes, que cresceram imersos na cultura das redes sociais, contribuíram para o amplo debate de importantes discussões sobre saúde mental. Depois de 24 temporadas, o BBB segue sendo um espelho de nossos desafios sociais mais prementes – inclusive quando se trata de regulação da mídia e do combate à desinformação. O burburinho que o programa provoca evidencia o impacto poderoso da mídia na maneira como enxergamos a realidade coletiva, sublinhando a urgência de discutir e colocar em prática regulações eficazes, como a proposta no PL das Fake News.
Weiterlesen »

Edge Computing: Uma solução para o processamento de dados massivosEdge Computing: Uma solução para o processamento de dados massivosO Edge Computing surge como uma solução promissora para lidar com a quantidade crescente de dados gerados diariamente. Este artigo explora os desafios enfrentados pelas infraestruturas tradicionais e como o Edge Computing pode otimizar o manuseio desses dados massivos.
Weiterlesen »

Após negativa para criar TV, PT entra com recurso no Ministério das ComunicaçõesApós negativa para criar TV, PT entra com recurso no Ministério das ComunicaçõesPartido justifica que o canal possibilitaria a 'justa prestação de informação'
Weiterlesen »

Ministério suspende banhos de sol e visitas em presídios federaisMinistério suspende banhos de sol e visitas em presídios federaisMedida foi adotada após fuga de dois detentos da Penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte
Weiterlesen »

Ministério da Educação lança o Fies Social - nova modalidade do programa de financiamento estudantilMinistério da Educação lança o Fies Social - nova modalidade do programa de financiamento estudantilO Ministério da Educação lançou uma modalidade nova do programa de financiamento estudantil. O Fies Social vai começar a valer no segundo semestre. O estudante com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscrito no Cadastro Único vai poder ter 100% de financiamento da mensalidade em uma faculdade particular. Pelo menos metade das vagas de cada processo seletivo do Fies vai ser reservada para essa modalidade nova. Com isso, o MEC planeja beneficiar mais de 100 mil estudantes já em 2024.
Weiterlesen »

Ministério dos Direitos Humanos alerta para fake news sobre cancelamento de ações na Ilha do MarajóMinistério dos Direitos Humanos alerta para fake news sobre cancelamento de ações na Ilha do MarajóO Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando sobre a divulgação de fake news relacionadas ao cancelamento de ações e projetos do governo federal na Ilha do Marajó, no Pará.
Weiterlesen »



Render Time: 2025-02-27 01:53:57