Dados reunidos pelo IBGE revelam maior escolarização entre as mulheres, embora isso não se reflita em melhores oportunidades de trabalho; mulheres pretas e pardas têm piores indicadores do que mulheres brancas.
"A interseccionalidade é um método de análise que permite combinar diversas características dos indivíduos ou dos grupos sociais: sexo, gênero, cor ou raça, que região reside, se é urbano ou rural", aponta Barbara Cobo, coordenadora-geral do estudo do IBGE.
Mas essa distância mais que dobrou em 2022, chegando a uma frequência de 32,6% entre elas e de 28,1% entre eles. Estão na categoria mais "educada", a que tem ensino superior completo, 16,8% dos homens e 21,3% das mulheres. "Mesmo quando a mulher vai para o mercado de trabalho, ela acaba por buscar ocupações de cuidado", diz Barbara Cobo, apontando que as mulheres são historicamente ensinadas desde cedo a cuidar do outro, ao contrário dos homens.Já no mercado de trabalho, são os homens que predominam quando se considera a taxa de participação na força de trabalho para pessoas com 15 anos ou mais .
"Estando mais escolarizada, mais educada, mais especializada, ela teria melhores oportunidades no mercado de trabalho. Mas a gente vê que, na verdade, na média, não é isso que tá ocorrendo", aponta a Cobo. Nesse caso, são somados o trabalho remunerado com o cuidado da casa e/ou de outras pessoas. Em uma semana, mulheres trabalharam em média 54,4 horas, e os homens, 52,1.
A desigualdade de gênero piora no Nordeste, chegando a 23,5 horas para mulheres contra 11,8 para homens. A redução ocorreu em todas as faixas etárias abaixo dos 40 anos. Por outro lado, a faixa de mães entre 40-49 anos foi a única em que o número de nascimentos aumentou . Para mulheres com crianças no domicílio, o nível de ocupação foi 9,6 pontos percentuais menor do que daquelas que não tinham crianças em casa.Para os homens, a presença de uma criança na residência aumentou o percentual de ocupação, tanto para brancos quanto para pretos e pardos.
Para Barbara Cobo, essa redução pode ser atribuída à maior escolarização das meninas e ao acesso à informação."Se a gente já está vendo que mulheres escolarizadas, com filhos pequenos, com rendimentos até mais altos ainda continuam tendo grandes obstáculos para a equidade de gênero, imagina essas meninas muito novas casando.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Dia Internacional da Mulher: data vira símbolo de luta contra a violência de gêneroNúmero de feminicídio cresce com a maior circulação de armas de fogo e corte nas verbas destinadas às políticas públicas; Patrulha Maria da Penha fiscaliza de perto o cumprimento de medidas protetivas
Weiterlesen »
Dia Internacional da Mulher: STF julga ações que tratam de direitos femininosO STF (Supremo Tribunal Federal) agendou para esta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a análise de duas ações que tratam de direitos femininos: a
Weiterlesen »
Glenda Kozlowski faz reflexão sobre o Dia da Mulher: 'Não adianta mandar flores'Notícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Weiterlesen »
Rebecca retorna às origens em funk empoderado no Dia Internacional da MulherNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Weiterlesen »
No Dia da Mulher, clube faz vídeo de funcionária limpando gramado e é detonado na webUm vídeo publicado nas redes sociais do Sporting Gijón, da Espanha, não caiu nada bem nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Nas imagens, uma funcionária do clube aparece limpando o gramado. O clube foi bastante criticado pela postagem.
Weiterlesen »
Meghan Markle é destaque em palestra especial do Dia da Mulher no SXSWDuquesa de Sussex reforça importância da representatividade na mídia e diz que é privilegiada por ter um marido participativo na criação dos filhos
Weiterlesen »