Movimento, no entanto, é culturalmente aceito no país; presidente tenta a reeleição após 20 anos no poder
Os turcos irão decidir entre Erdogan, que tenta a reeleição após 20 anos no poder, e o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu. O presidente, à frente do Partido Justiça e Desenvolvimento votou ao meio-dia em um bairro conservador de Istambul.quase a atingiu. Peço aos meus concidadãos que votem sem hesitar — disse o líder de 69 anos, que começa com clara vantagem neste segundo turno inédito.
— Para trazer verdadeira democracia e liberdade a este país e livrar-nos de um governo autoritário, convido todos os cidadãos a votar — disse Kiliçdaroglu, de 74 anos. As seções eleitorais abriram as portas às 8h no horário local, com longas filas, e fecharam por volta das 17h . No primeiro turno, em 14 de maio, o presidente obteve 49,5% dos votos. Kiliçdaroglu, que preside o Partido Republicano do Povo , ficou em segundo lugar com 45% dos votos.
O resultado – melhor do que o previsto para o presidente – indica que a crise econômica, que alimentou as esperanças da oposição de derrubá-lo, é uma pauta em segundo plano para a maioria dos turcos. Principalmente sua base eleitoral coloca os interesses nacionais em primeiro lugar, em uma pauta identitária que muitas vezes coincide e se funde com a do Islamismo, que esteve na origem da carreira política do líder conservador.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Erdogan busca mobilizar base conservadora na véspera da eleição na TurquiaPresidente turco visitou túmulo do ex-primeiro-ministro Adnan Menderes, enforcado por um governo militar em 1961
Weiterlesen »
Saiba quem são Erdogan e Kilicdaroglu, que disputam a Presidência da TurquiaAliança da oposição tenta derrotar atual chefe de Estado, que está há 20 anos no poder
Weiterlesen »