Países podem ter demanda por água duas vezes maior do que resto do mundo até 2080, segundo programa da PNUD
Países podem ter demanda por água duas vezes maior do que resto do mundo até 2080, segundo programa da PNUD'Seca na Amazônia', foto do brasileiro Lalo Almeida, clicada em um leito seco de um braço do Rio Amazonas — Foto: Lalo AlmeidaA América Latina enfrenta estresse hídrico severo, com demanda de água dobrando até 2080, alerta a ONU. Secas extremas ameaçam saúde, alimentação e agravam desigualdades.
Sinais da crise já são observáveis atualmente. No ano passado, o México passou pela seca mais severa da história do país, com estiagens registradas em até 55% do território. O Uruguai, por outro lado, declarou uma emergência hídrica que afetou mais de 60% da população. Outros países, como Chile e Bogotá, registram níveis perigosamente baixos em reservatórios de água.
A projeção do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento leva em conta os níveis atuais de mudança climática e elevação da temperatura global. Caso não haja diminuição nos impactos climáticos, quase metade dos países da América Latina e do Caribe enfrentará estresse hídrico de médio a extremo até 2080.
Além do estresse hídrico, é possível que esta região sofra cada vez mais com falta de chuvas, indica o PNUD. Por mais que a América Latina seja rica em recursos hídricos, a falta de planejamento e políticas públicas para lidar com um estresse hídrico cada vez pior trará diversas dificuldades para a região.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Falta de água: como 'estresse hídrico' vai assolar a América Latina nos próximos 25 anosEspera-se que a procura de água aumente 43% na região até 2050, quase o dobro do crescimento médio mundial, cuja previsão é de uma alta entre 20 e 25%.
Weiterlesen »
América Latina e política externa, ausentes na campanha eleitoral britânicaAs relações com a América Latina estão ausentes na campanha eleitoral britânica e especialistas apontam que, se o Partido Trabalhista vencer, como preveem as pesquisas, a região terá pouca presença na política externa do país.
Weiterlesen »
Quartelada na Bolívia expôs fantasma que ronda democracia na América LatinaPaís andino não é o único a conviver com tentativas de tutela militar sobre o poder civil
Weiterlesen »
Bolívia mostrou que espaço para golpe diminuiu na América LatinaPaís que registra maior número de tentativas de ruptura desde 1945 saiu íntegro de mais uma quartelada
Weiterlesen »
Além da Bolívia: América Latina coleciona golpes frustrados e casos inusitados de mudança de poderCom um largo histórico de golpes militares, região também acumula uma série de tentativas falhas e casos exóticos envolvendo a troca de lideranças políticas
Weiterlesen »
Maior navio de guerra da América Latina volta ao RS com 115 toneladas de donativosMaterial será destinado às vítimas das enchentes que atingiram o estado
Weiterlesen »