Embaixador americano e Pequim e autoridade do Departamento de Estado participaram de conversas 'francas e produtivas' nesta segunda-feira
na China e uma autoridade do Departamento de Estado americano teriam participado nesta segunda-feira, 5, de conversas “francas e produtivas” com representantes chineses. O encontro entre os membros dos governos ocorre após o mal-estar provocado depois de o ministro da Defesa da, Li Shangfu, ter recusado a proposta do Pentágono de encontrar com o seu homólogo americano, Lloyd Austin, na semana passada.
O desagrado ocorreu durante o evento Diálogo de Shangri-La, uma cúpula de segurança do continente asiático realizada em Singapura. Em uma suposta tentativa de reverter a tensão, o secretário adjunto de Estado para assuntos do Leste Asiático e do Pacífico, Daniel Kritenbrink, reuniu-se com integrantes do Ministério das Relações Exteriores chinês, Ma Zhaoxu e Yang Tao, em Pequim.
“Os dois lados trocaram pontos de vista sobre o relacionamento bilateral, questões através do Estreito, canais de comunicação e outros assuntos. As autoridades americanas deixaram claro que os Estados Unidos competirão vigorosamente e defenderão os interesses e valores americanos”, informou o Departamento de Estado dos EUA.
De acordo com o jornal Global Times, autoridades de Washington estariam tentando construir uma imagem de responsável através de uma “mensagem de boa vontade” ao procurar por lideranças de Pequim. Como consequência, os chineses seriam culpados por qualquer recusa de contato. As relações sino-americanas estão estremecidas desde o sobrevoo de um suposto balão espião chinês no espaço aéreo americano, em fevereiro deste ano. Na ocasião, o secretário de Estado, Antony Blinken, cancelou uma visita à China após suspeitas de que o equipamento teria coletado informações sobre a inteligência militar dos EUA.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
China acusa EUA de provocação após quase colisão de navios de guerraDeclaração do Ministro da Defesa da China, Li Shangfu, veio um dia depois que o secretário de Defesa dos EUA disse que uma guerra por Taiwan seria “devastadora”
Weiterlesen »
China diz que busca diálogo e que confronto com EUA seria 'desastre insustentável'CINGAPURA (Reuters) - O ministro da Defesa da China, Li Shangfu, disse neste domingo que um conflito com os Estados Unidos seria um 'desastre insustentável', mas que seu país busca o diálogo em vez do confronto.Falando na cúpula de segurança máx
Weiterlesen »
China diz que busca diálogo e que confronto com EUA seria 'desastre insustentável''É inegável que um conflito ou confronto severo entre a China e os EUA será um desastre insuportável para o mundo', afirmou o ministro de Defesa da China, Li Shangfu.
Weiterlesen »
Biden assina lei que autoriza aumento do limite da dívida nos EUASem o acordo, o Departamento do Tesouro alertou que não conseguiria pagar todas as suas contas em 5 de junho. Havia risco de recessão e crise global == g1
Weiterlesen »
Após aprovação no Congresso, Biden sanciona lei que suspende teto da dívida dos EUAO Senado havia aprovado a medida na quinta-feira (1º), um dia após o projeto passar pela Câmara dos Deputados
Weiterlesen »