Febre maculosa: Campinas confirma três mortes pela doença
O paciente Cléber Tavares aguarda atendimento na emergência do Hospital do Andaraí. — Foto: Márcia Foletto Andréia Barbosa, 32 anos. Paciente com dor na vesícula aguarda atendimento na emergência do Hospital do Andaraí. — Foto: Márcia FolettoOs três haviam apresentado sintomas da doença após participarem de um evento na Fazenda Santa Margarida, interior de Campinas.
"Os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico.
O estado é o que contabiliza o maior número de casos e óbitos da doença a cada ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. O impacto é desproporcional à população – em 2021, por exemplo, o número de diagnósticos foi cinco vezes maior do que o registrado no Rio de Janeiro, embora o total de habitantes em São Paulo não chegue a ser o triplo do estado fluminense.
Além disso, no país, os dados da pasta mostram que, no ano passado, foram 190 casos e 70 mortes, uma letalidade geral de 36,8%, bem abaixo da observada em São Paulo. Os diagnósticos ocorrem principalmente nas regiões Sudeste e Sul, sendo extremamente raros os registros nos demais estados. Já os óbitos são praticamente todos concentrados em SP, ES, RJ e MG.
“Por isso é importante que o médico sempre pergunte ou que o paciente relate que esteve em área de vegetação com presença de carrapato ou capivara. Com esse histórico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente”, diz em nota.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Campinas investiga morte de 3ª pessoa por suspeita de febre maculosaA Prefeitura de Campinas investiga a terceira morte de uma pessoa com suspeita de febre maculosa.O que aconteceu?A possível vítima foi uma moradora de Hortolândia de 28 anos. Segundo a Prefeitura
Weiterlesen »
Campinas confirma morte de piloto por febre maculosaDouglas Costa, de 42 anos, foi acompanhado da namorada a evento na cidade do interior paulista antes de apresentar quadro da doença; Mariana Giordano também morreu em decorrência da infecção
Weiterlesen »
Mortes por febre maculosa partiram da mesma fazenda em Campinas • OrbiAté o momento, Prefeitura de Campinas confirmou três mortes por febre maculosa; conheça a fazenda que foi o possível local de infecção
Weiterlesen »
Febre maculosa: Campinas confirma investigação de terceiro caso da doençaMulher frequentou mesmo evento que casal e também morreu no último dia 8
Weiterlesen »