Escalada de violência no Oriente Médio pressiona preços do petróleo e combustíveis e acende alerta para a inflação em 2024.
Escalada de violência no Oriente Médio pressiona preços do petróleo e combustíveis e acende alerta para a inflação em 2024já deixou centenas de mortos e começa a ter repercussões na economia mundial – o que deve ter efeitos também para o Brasil.
Tudo isso adiciona pressão para um 2024 que já deve ser desafiador, em meio aos possíveis efeitos do El Niño sobre a próxima safra agrícola brasileira e às incertezas nas contas públicas nacionais."Qualquer conflito hoje afeta o mundo inteiro, principalmente quando mexe no preço do barril de petróleo", diz André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor do Ibre-FGV .
Braz avalia, porém, que a empresa pode até adiar o reajuste, mas não conseguirá evitá-lo, caso o preço do petróleo se consolide em patamar mais elevado, em torno de U$ 95 por barril. Isso porque o principal instrumento do Banco Central para o controle da inflação é a taxa básica de juros , que é usada como uma forma de controlar a oferta de crédito para empresas e famílias, esfriando ou aquecendo a economia.
Vale observa que um risco maior nesse cenário será se a Opep decidir fazer algum movimento semelhante àquele observado na Guerra dos Seis Dias ou na Guerra do Yom Kippur , quando os países árabes se uniram contra o apoio americano e europeu a Israel e impuseram corte na produção e embargo às exportações, elevando os preços do petróleo a recordes para aquela época.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Guerra Israel-Hamas: em reunião do Conselho de Segurança, Brasil condenou ataques contra civisGuerra Israel-Hamas: em reunião do Conselho de Segurança, Brasil condenou ataques contra civis
Weiterlesen »
Brasil pede cessar-fogo entre Israel e Hamas para evitar escalar conflitoChanceler Mauro Vieira cobrou 'autocontenção' e disse que país pediu reunião de emergência na ONU
Weiterlesen »
Conflito Israel-Hamas: por que Brasil não classifica grupo palestino como 'terrorista'Brasil só considera 'terroristas' os grupos classificados dessa maneira pela ONU.
Weiterlesen »
Brasil condena terrorismo contra Israel, mas não cita o HamasFontes do Itamaraty disseram à CNN que a intenção é evitar dar publicidade a grupos terroristas e que a mesma postura foi adotada em outros conflitos
Weiterlesen »
Protestos pró-palestina e segurança reforçada no mundo por guerra entre Israel e HamasO conflito entre Israel e Hamas entra no segundo dia com mais de 900 mortos, segundo autoridades
Weiterlesen »