Golpe militar, 60 anos: como Testemunhas de Jeová foram vigiadas, interrogadas e punidas na ditadura

Deutschland Nachrichten Nachrichten

Golpe militar, 60 anos: como Testemunhas de Jeová foram vigiadas, interrogadas e punidas na ditadura
Deutschland Neuesten Nachrichten,Deutschland Schlagzeilen
  • 📰 bbcbrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 161 sec. here
  • 4 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 68%
  • Publisher: 83%

Documentos mostram que grupo cristão virou alvo do regime militar por sua recusa ao alistamento militar e não idolatria a símbolos nacionais, entre outros pontos, o que poderia, aos olhos da ditadura, estimular a formação de 'grupos antipatriotas' no Brasil.

Documento do Ministério da Aeronáutica de 1971 diz que Testemunhas de Jeová estavam 'infestando' o interior de São Paulo"Aproveito para lhe pedir também por consciência religiosa que isente o Fábio de qualquer participação em festas que sejam alusivas ao dia daEla era seguidora das Testemunhas de Jeová, e sua carta foi incluída em um dossiê sobre esse grupo cristão que foi alvo de vários documentos, reuniões...

"A direita e os setores conservadores também foram vítimas da ditadura militar. As Testemunhas de Jeová são um caso emblemático disso", aponta Zachariadhes, doutor em história pela Fundação Getulio Vargas . Em uma carta enviada em 1971 ao delegado da 4ª Junta de Alistamento Militar, o diretor de uma escola em Santo André pede orientação sobre casos de pais que estavam impedindo os filhos de participarem de "atividades cívicas".

Em 1974, um documento do Ministério do Exército apresentou o receio de que a postura das Testemunhas de Jeová poderia levar a outros alunos "maus exemplos, contrários aos interesses nacionais, podendo, inclusive, criar um grupo de antipatriotas". "E nossa ditadura foi extremamente burocrática. Você não tem na América do Sul nenhuma outra ditadura que tenha tanta documentação quanto os nossos órgãos de informação.

"Essa situação perdurou até o fim do regime militar", disse a representação das Testemunhas de Jeová sobre a cassação dos direitos políticos. Um informe registrado pelo Ministério da Aeronáutica, de 1971, por exemplo, afirma que "o ritual 'Testemunhas de Jeová', mais conhecidos como 'Crentes', está infestando o interior de São Paulo".

Ele relatou que, por 18 dias, o estádio foi o "terror implantado", e os presos precisavam ir ao banheiro acompanhados "por um soldado com metralhadora". "Se eu falar para você que existe , eu vou estar indo contra pesquisas da antropologia e das ciências da religião que mostram a morte social que é dada a essas pessoas Todas as entrevistas seguiam certo padrão, sendo feitas perguntas sobre a base de nossa posição neutra, por que as Testemunhas de Jeová não cantam o hino nacional nem saúdam a bandeira, e assim por diante", diz o documento da organização religiosa.

Para Zachariadhes, no período, as Testemunhas de Jeová demonstraram resistência ao "não abrir mão da fé deles". "Eles falam que o fim dos tempos vai ser consagrado a partir do momento que houver de fato uma proibição total da divulgação das ideias religiosas do mundo inteiro", explica. De acordo com a historiadora, durante o Estado Novo, as Testemunhas de Jeová foram declaradas ilegais entre 1940-1947 e, novamente, em 1949 — só voltando a ter suas atividades aceitas e reconhecidas oficialmente em 1957 por decisão do então presidente Juscelino Kubitschek.

Para ela, de fato as Testemunhas de Jeová são neutras na política, o que é demonstrado pela abstenção nas eleições e pela ausência de seus líderes em entrevistas para a imprensa, em debates públicos e na própria política — ela diz ser "impossível" imaginar um membro do clero se candidatando para um cargo eletivo.

Wir haben diese Nachrichten zusammengefasst, damit Sie sie schnell lesen können. Wenn Sie sich für die Nachrichten interessieren, können Sie den vollständigen Text hier lesen. Weiterlesen:

bbcbrasil /  🏆 8. in BR

Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen

Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.

Criminoso é preso durante golpe golpe da falsa central de segurança no DFCriminoso é preso durante golpe golpe da falsa central de segurança no DFGolpista se passava por funcionário de banco para obter cartão de vítima
Weiterlesen »

Exército israelense anuncia operação em hospital de Gaza; testemunhas relatam bombardeiosExército israelense anuncia operação em hospital de Gaza; testemunhas relatam bombardeiosO Exército israelense anunciou o início de uma operação no hospital Al Shifa, na Cidade de Gaza, ao mesmo tempo que testemunhas relataram que ouviram
Weiterlesen »

PF deve investigar outros crimes sem resolução citados por Lessa e testemunhas; entendaPF deve investigar outros crimes sem resolução citados por Lessa e testemunhas; entendaOs assassinatos de Marcos Falcon, ex-presidente da Portela, dos bicheiros Haylton Escafura e Zé Personal, e do miliciano Geraldo Pereira estão na mira
Weiterlesen »

Tanques israelenses cercam o hospital Nasser de Gaza, dizem testemunhasTanques israelenses cercam o hospital Nasser de Gaza, dizem testemunhasUma operação parecida começou em 18 de março no hospital Al Shifa, na cidade de Gaza, o maior do território palestino
Weiterlesen »

Exército israelense anuncia operação no hospital Al Shifa de Gaza, testemunhas relatam bombardeioExército israelense anuncia operação no hospital Al Shifa de Gaza, testemunhas relatam bombardeioHá registros de operações no bairro Al Rimal
Weiterlesen »

Exército israelense anuncia operação em hospital de Gaza; testemunhas relatam bombardeiosExército israelense anuncia operação em hospital de Gaza; testemunhas relatam bombardeiosO Exército israelense anunciou o início de uma operação no hospital Al Shifa, na Cidade de Gaza, ao mesmo tempo que testemunhas relataram que ouviram bombardeios no bairro devastado onde fica o centro médico.
Weiterlesen »



Render Time: 2025-02-26 05:15:16