Um novo consenso de especialistas europeus simplificou os critérios de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes hipertensos. Entenda o que mudou — e o que isso representa na prática.
No início de setembro, milhares de médicos do mundo inteiro se reuniram em Londres, no Reino Unido, para participar do Congresso Europeu de Cardiologia.
Segundo os autores da diretriz, a simplificação dos termos e a criação de uma nova categoria clínica — "pressão arterial elevada" — têm como objetivo intensificar o tratamento em estágios iniciais, para que a pressão arterial fique dentro da meta especialmente entre pessoas com risco aumentado de doenças cardiovasculares.
Entre elogios e críticas, um problema monumental O descontrole da pressão arterial é o principal fator de risco por trás de infarto e acidente vascular cerebral . "O grande problema é que mais da metade nem sabe que é hipertensa. Entre aquelas que sabem, só metade faz o tratamento. E entre quem faz tratamento, apenas metade tem a pressão controlada", resume o cardiologista. Para o especialista, as mudanças nas diretrizes europeias ajudam a chamar atenção para o aumento da pressão arterial, mesmo que ela ainda não tenha alcançado os índices compatíveis com um quadro de hipertensão.
O médico Luiz Bortolotto, diretor da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração , em São Paulo, critica a criação da categoria "pressão elevada". A estratificação de risco da pressão alta Mas o que todas essas mudanças de critérios significam na prática? Em resumo, o médico vai avaliar uma série de indicadores de saúde para estimar a probabilidade de o indivíduo sofrer algum desfecho cardiovascular mais grave .
Já para o grupo em que risco varia entre 5 e 10%, o médico deve considerar fatores relacionados à etnia, sexo, deprivação socioeconômica, doenças autoimunes, entre outros, para definir o melhor caminho — testar as mudanças de estilo de vida por um ano ou fazer uma reavaliação após três meses para checar a necessidade de entrar com os remédios.
Os médicos ouvidos pela BBC News Brasil entendem que as duas novas recomendações de estilo de vida são bem-vindas, mas precisam ser adotadas com alguns cuidados e ponderações. Bortolotto só lembra que pacientes com a pressão muito elevada precisam primeiro controlar esses níveis antes de partir para a academia.
"Uma das principais causas das baixas taxas de controle da hipertensão no mundo é o fato de o médico muitas vezes insistir em usar apenas um remédio. Isso é o que chamamos de inércia terapêutica", observa Machado. Segundo o documento europeu, a meta é manter o paciente na faixa dos 120 a 129 mmHg de pressão sistólica — ou ao menos chegar à menor taxa de acordo com a tolerância do paciente às medicações.
Dos 40 anos em diante, o ideal é medir a pressão pelo menos uma vez a cada 12 meses, dizem os especialistas.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Retorno do X não é automático e depende da Anatel; entenda o próximo passoO ministro Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira 8 o fim do bloqueio imposto à rede social
Weiterlesen »
Brasil a um passo do grau de investimento: entenda a importância do ratingPaís perdeu o selo de bom pagador em 2015, durante o governo Dilma. Nota de crédito ajuda a atrair investimentos
Weiterlesen »
Viih Tube revela mentira que contou aos seguidores na 1ª gravidez: “Medo”Grávida do segundo filho, influenciadora disse que revelou fatos sobre gestação na 'ordem errada'; entenda
Weiterlesen »
Planos de saúde poderão ter limite para franquia e coparticipação, propõe ANS; entendaAgência reguladora vai levar à audiência pública 'combo' de medidas para o setor; entenda
Weiterlesen »
Planos de saúde: ANS quer limitar cobrança de franquia e coparticipaçãoAgência reguladora vai levar à audiência pública 'combo' de medidas para o setor; entenda
Weiterlesen »
Óculos de realidade aumentada e óculos de realidade virtual; entenda diferençaEntenda as diferentes características dos óculos de realidade aumentada e de realidade virtual
Weiterlesen »