Imigração: por que tantos alemães se mudaram para o Brasil 200 anos atrás

Deutschland Nachrichten Nachrichten

Imigração: por que tantos alemães se mudaram para o Brasil 200 anos atrás
Deutschland Neuesten Nachrichten,Deutschland Schlagzeilen
  • 📰 bbcbrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 164 sec. here
  • 4 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 69%
  • Publisher: 83%

No Rio Grande do Sul, os alemães foram instalados pelo Império em regiões de vales e rios, desprovidas de estradas e inservíveis para a pecuária então dominante.

Quando Helga Iracema Landgraf Piccolo defendeu sua tese de doutorado sobre a política rio-grandense no Segundo Império, no início dos anos 1970, o Brasil e a. Do outro lado do Atlântico, o Milagre Brasileiro ecoava o otimismo resultante do crescimento econômico recorde e da relativa popularidade da ditadura militar.

No Império, o "perigo alemão" era sobretudo interno. A partir de 1824, milhares de alemães compunham a mais numerosa comunidade migrante no Brasil. Primeira doutora em História do Rio Grande do Sul, Helga vira o temido "perigo alemão" mudar de endereço. Os Landgraf não podiam ser acusados de estar a serviço do Kaiser Guilherme II. Richard e Frida tinham sido partidários da comunista Liga Spartakus, de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. Desiludidos, abandonaram a atividade política e emigraram.

Antes da Independência, com apoio de dom João VI e dom Pedro I, houve tentativas de trazer alemães para o Brasil. Custeadas por capital privado alemão, as colônias no sul da Bahia não vingaram.No Rio Grande do Sul, a experiência contou com recursos da Corte, que forneceu transporte, terra e financiamento aos assentados na Feitoria do Linho Cânhamo , antiga possessão imperial, às margens do Rio dos Sinos.

"Quando minha geração foi para a escola, nos anos 1970, eu e 80% de meus colegas falávamos Hunsrückisch. Aprendemos português na sala de aula", relata Célia Weber Heylman, professora no Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, em Nova Petrópolis. Na região da Serra gaúcha, o município de Nova Petrópolis, com 21,5 mil habitantes, é um exemplo da diversidade da colônia. Em seu interior, coexistem grupos com origem no Hunsrück, mas também em regiões que não fazem parte da Alemanha atual, como Pomerânia , Boêmia e outras regiões.

Depois do esmagamento da Primavera dos Povos, quando uma onda de revoluções liberais varreu a Europa, uma nova fornada de migrantes somou-se às antigas. Mais urbana, era constituída de indivíduos instruídos, muitos deles com profissões técnicas ou liberais. "Ele tinha essa vontade muito grande de fazer parte do Brasil enquanto brasileiro", afirmou Carlos Eduardo Piassini, co-organizador do livro Carlos von Koseritz: trajetória e discursos na Assembleia Provincial, lançado no dia 16 de julho pela Assembleia Legislativa e pela Universidade Federal de Santa Maria .

No período republicano, as regiões de migração, e em particular a alemã, experimentaram grande crescimento no Rio Grande do Sul, com aumento de população, criação de indústrias, abertura de estradas e implantação de serviços urbanos. O arquiteto Theo Wiederspahn marcou a paisagem urbana da capital com projetos de prédios em estilo eclético como o Hotel Majestic , a Cervejaria Bopp , a Delegacia Fiscal da Receita Federal, os Correios e Telégrafos e o Edifício Ely .

Berlinense e formado em direito pela Universidade de Heidelberg, Caro, que era judeu, fora proibido pelo regime hitlerista de exercer a profissão. "O monumento significa a caminhada, o ciclo de ida e vinda de migrantes entre nossos países", explica Martim Wissmann, vice-prefeito e coordenador da comissão municipal do bicentenário.

Wir haben diese Nachrichten zusammengefasst, damit Sie sie schnell lesen können. Wenn Sie sich für die Nachrichten interessieren, können Sie den vollständigen Text hier lesen. Weiterlesen:

bbcbrasil /  🏆 8. in BR

Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen

Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.

Imigração alemã ao Brasil completa 200 anosImigração alemã ao Brasil completa 200 anosEnchentes no Rio Grande do Sul destruiu memórias da cultura germânica na região
Weiterlesen »

São Leopoldo foi ponto inicial da imigração alemã no Brasil, que marca 200 anosSão Leopoldo foi ponto inicial da imigração alemã no Brasil, que marca 200 anosNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Weiterlesen »

Os 200 anos da saga alemã no BrasilOs 200 anos da saga alemã no BrasilOs 200 anos da saga alemã no Brasil - Em 25 de julho de 1824, 39 alemães chegaram ao Rio Grande do Sul, marcando o início de uma imigração em massa que ajudaria a moldar a sociedade brasileira. Hoje, país abriga mais de 5 milhões de descendentes.
Weiterlesen »

Vini Jr encontra 200 alunos de escolas públicas do Rio apoiadas pelo seu institutoVini Jr encontra 200 alunos de escolas públicas do Rio apoiadas pelo seu institutoVini interagiu com as crianças, participou de atividades e falou sobre a importância de sonhar grande e lutar por um futuro melhor
Weiterlesen »

Japão vira nos acréscimos sobre o Brasil e estraga festa dos 200 jogos de MartaJapão vira nos acréscimos sobre o Brasil e estraga festa dos 200 jogos de MartaA equipe asiática perdia até os 47 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada e complica a vida das comandadas por Arthur Elias
Weiterlesen »

Das montadoras às cervejarias: como imigração alemã influenciou o BrasilDas montadoras às cervejarias: como imigração alemã influenciou o BrasilNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Weiterlesen »



Render Time: 2025-02-24 07:43:56