Inundações no Rio Grande do Sul: o drama dos idosos em meio à tragédia das chuvas

Deutschland Nachrichten Nachrichten

Inundações no Rio Grande do Sul: o drama dos idosos em meio à tragédia das chuvas
Deutschland Neuesten Nachrichten,Deutschland Schlagzeilen
  • 📰 bbcbrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 150 sec. here
  • 4 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 63%
  • Publisher: 83%

Rio Grande do Sul é o estado com maior proporção de idosos, segundo o IBGE. Vítimas das enchentes conversaram com a BBC News Brasil sobre as dificuldades após as inundações.

Nadir Fernandes, 78, só teve tempo de pegar um saco de remédios e algumas roupas antes de ser resgatada por um trator, em Porto AlegreEm meio à tensão da operação para retirá-la de casa, a pá mecânica do veículo machucou as pernas da aposentada que, agora, não consegue mais caminhar.

A estimativa da Defesa Civil gaúcha é de que há cerca de 76 mil pessoas em abrigos e o total de afetados, em 463 municípios, é de 2,3 milhões de pessoas. Segundo ela, a maioria dos idosos resgatados e enviados a abrigos relatam problemas semelhantes: dificuldades de locomoção, baixa renda, solidão e doenças crônicas.

Não é incomum, segundo os voluntários, que necessitem de aparato especial para serem resgatados, como o uso de pranchas de resgate.Outro ponto que chama a atenção dos voluntários é que alguns desses idosos não querem sair de suas residências, ainda que haja alertas do poder público para deixarem o local.

"Nunca que eu sonhei que a água fosse lá em casa. Eu me criei ali. Quase 50 anos morando no mesmo lugar e a água nunca tinha estado lá. Quando eu vi, a água estava me matando dentro de casa. Aí tiveram que me tirar de casa com uma patrola . Me machuquei e fiquei toda roxa", lembrou. "Estou muito triste, moço."

De tempos em tempos, ia à escada e podia ver os efeitos da inundação em sua residência — mantimentos estragados flutuando, caixa de som completamente submersa.Foi só quando a comida e a luz acabaram que ele decidiu que era hora de tentar comprar mais mantimentos. "Eu vivo sozinha. Eu tinha minha família toda. Os filhos se casaram, o meu marido faleceu e eu fico sozinha. Só eu e uma neta que morava comigo Vim pra cá sozinha. Só eu", conta Nadir."Não sei onde estão meus parentes, meus filhos", disse.

Paulo Roberto diz que chegou a fazer contato com sua família desde que foi resgatado, mas não mencionou por que não está com eles. Uma alternativa dada pelos voluntários foi uma cuba de plástico improvisada para que ele pudesse urinar no equipamento sem ter que se levantar. Ela menciona um idoso que chegou ao abrigo onde ela atuava como voluntária e que ajudou a dar a dimensão do drama vivido por esse público. O homem havia sido resgatado e estava dando entrada no abrigo quando foi abordado por ela.

"Para muitos, significa perder tudo o que eles construíram, todas as lembranças, as histórias que ficavam representadas nos objetos que eles tinham em casa, nas fotografias, num quadro na parede", disse a psicóloga à BBC News Brasil. "Eles estão muito voltados para o presente. Não sabem como vai ser o futuro ou quanto tempo vão ter . Eles chegam muito perdidos, sem aquela referência do passado e, muitas vezes, sem saber como é que vai ser o futuro", disse a psicóloga.

A maior parte dos abrigos em funcionamento neste momento é composta por instalações voluntárias, como os que receberam Nadir e Paulo Roberto.

Wir haben diese Nachrichten zusammengefasst, damit Sie sie schnell lesen können. Wenn Sie sich für die Nachrichten interessieren, können Sie den vollständigen Text hier lesen. Weiterlesen:

bbcbrasil /  🏆 8. in BR

Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen

Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.

Chuvas no Rio Grande do Sul: 'Refugiados da chuva' enfrentam inundações também no litoral gaúchoChuvas no Rio Grande do Sul: 'Refugiados da chuva' enfrentam inundações também no litoral gaúchoAo chegar ao litoral, muitos encontram chuva torrencial, bairros alagados e escassez de combustível — quadro semelhante ou pior do que o deixado para trás.
Weiterlesen »

Sobe para 154 o número de mortos após inundações no Rio Grande do SulSobe para 154 o número de mortos após inundações no Rio Grande do SulNo jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Weiterlesen »

Vídeo: cavalos amarrados são encontrados mortos após inundações no Rio Grande do SulVídeo: cavalos amarrados são encontrados mortos após inundações no Rio Grande do SulNo jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Weiterlesen »

Sobe para 151 o número de mortos após inundações no Rio Grande do SulSobe para 151 o número de mortos após inundações no Rio Grande do SulNo jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Weiterlesen »

Sai mata, entra soja: como desmatamento no Rio Grande do Sul pode ter agravado inundaçõesSai mata, entra soja: como desmatamento no Rio Grande do Sul pode ter agravado inundaçõesEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Weiterlesen »

Especialistas analisam causas das inundações do Rio Grande do SulEspecialistas analisam causas das inundações do Rio Grande do SulHá consenso de que se trata de um evento extremo, mas existem discordâncias sobre o papel desempenhado pelas atividades econômicas e a ocupação do território
Weiterlesen »



Render Time: 2025-02-26 18:19:38