Justiça condena jornalista a pagar indenização por chamar mulher trans de 'cara'

Deutschland Nachrichten Nachrichten

Justiça condena jornalista a pagar indenização por chamar mulher trans de 'cara'
Deutschland Neuesten Nachrichten,Deutschland Schlagzeilen
  • 📰 JornalOGlobo
  • ⏱ Reading Time:
  • 68 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 31%
  • Publisher: 94%

Para o Juiz, 'houve grave violação dos direitos da personalidade da recorrente, resultando em humilhação perante aos usuários das redes sociais'

De acordo com o TJ-SP, os autos apontam que Gaia "teria instigado a jornalista a comentar sobre uma suposta atitude racista do então secretário da Cultura do Governo Federal". Na resposta, Lackso teria se referido a influencer como "cara". No entendimento da turma do Tribunal, o ato caracterizou-se como transfobia.

"Essa conduta por si só já é suficiente pra concluir que houve grave violação dos direitos da personalidade da recorrente, resultando em sua humilhação perante os usuários das redes sociais”, pontuou o relator do acórdão, juiz Filipe Mascarenhas Tavares. O magistrado também ressaltou que a postura da profissional de comunicação se manteve nos documentos juntados aos autos, questionando o uso de pronomes e termos femininos nas referências à recorrente, o que corroborou para a condenação. Decisão cabe recurso.

“As pessoas trans são sujeitos de direitos, protegidos pelo princípio da dignidade da pessoa humana. Possuem direitos inerentes à sua personalidade, como o direito à intimidade e ao próprio corpo. A identidade de gênero é uma escolha pessoal, que surge dentro do âmbito subjetivo e é resultado da autonomia individual.

Segundo o TJ, a ação originária foi movida pela própria jornalista, que obteve indenização por danos morais pelo fato de Rebecca, após ter sido vítima da referida transfobia, acusá-la de racismo contra outro usuário. No recurso, por maioria de votos, os julgadores reduziram o valor desta para R$ 1,5 mil.

Wir haben diese Nachrichten zusammengefasst, damit Sie sie schnell lesen können. Wenn Sie sich für die Nachrichten interessieren, können Sie den vollständigen Text hier lesen. Weiterlesen:

JornalOGlobo /  🏆 3. in BR

Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen

Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.

STJ manda Justiça de São Paulo analisar ida de Anna Carolina Jatobá para regime abertoSTJ manda Justiça de São Paulo analisar ida de Anna Carolina Jatobá para regime abertoDecisão da Quinta Turma dispensou teste exigido pela Vara de Execuções. Ministro diz que lei precisa ser cumprida a despeito do que se pense sobre o crime.
Weiterlesen »

STJ manda Justiça analisar pedido de Anna Carolina Jatobá para ir ao regime abertoSTJ manda Justiça analisar pedido de Anna Carolina Jatobá para ir ao regime abertoJuiz havia pedido exames para apreciar a solicitação; ela foi condenada ao lado do marido pela morte de Isabella Nardoni
Weiterlesen »

Descendentes de escravos recorrem à Justiça na França para obter reparaçãoDescendentes de escravos recorrem à Justiça na França para obter reparaçãoRecurso apresentado por três associações e 23 indivíduos busca reconhecimento do preconceito relacionado ao tráfico de escravos africanos
Weiterlesen »

Justiça nega pedido de novo julgamento para empresário condenado pela morte da ex-companheira em FriburgoJustiça nega pedido de novo julgamento para empresário condenado pela morte da ex-companheira em FriburgoRodrigo Marotti foi condenado pelo Tribunal do Júri por incêndio, que resultou na morte de Alessandra Vaz e da amiga Daniela Mousinho; Defesa das vítimas classificou como uma derrota para toda sociedade a decisão do colegiado
Weiterlesen »



Render Time: 2025-04-05 16:24:08