A Suprema Corte de Justiça do Panamá declarou nesta sexta-feira (3) constitucional a candidatura presidencial do direitista José Raúl Mulino, substituto do ex-presidente inabilitado Ricardo Martinelli e favorito para vencer as eleições de domingo,...
A Suprema Corte de Justiça do Panamá declarou nesta sexta-feira constitucional a candidatura presidencial do direitista José Raúl Mulino, substituto do ex-presidente inabilitado Ricardo Martinelli e favorito para vencer as eleições de domingo, anunciou o órgão judicial.
Mulino, advogado de 64 anos, substituiu Martinelli, inabilitado após ter sido confirmada uma pena de quase 11 anos de prisão por lavagem de dinheiro, e que pediu asilo na embaixada da Nicarágua.Uma advogada particular apresentou uma ação de inconstitucionalidade contra o Tribunal Eleitoral, argumentando que Mulino não passou por eleições primárias nem tem candidato a vice-presidente, como indicam as leis.
A decisão da Corte manteve o país em suspense na reta final das eleições para as quais três dos 4,4 milhões de panamenhos são chamados a escolher um presidente, em turno único e por maioria simples, além de 71 deputados e governadores. É seguido pelo ex-presidente socialdemocrata Martín Torrijos , com 16,4%, e pelos advogados de centro-direita Rómulo Roux, com 14,9%, e Ricardo Lombana, com 12,7%.Mulino herdou o apoio do popular Martinelli, cujos partidários destacam uma bonança na economia durante seu governo, impulsionada pela ampliação do canal do Panamá e a construção do primeiro metrô da América Central.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Trump perde tentativa de adiar julgamento de suborno até análise da Suprema CortePor Luc CohenNOVA YORK (Reuters) - Um juiz de Nova York negou nesta quarta-feira a tentativa de Donald Trump de adiar seu julgamento em 15 de abril por acusações relacionadas ao pagamento pelo silêncio de uma estrela pornô até que a Suprema Corte...
Weiterlesen »
Advogado de Daniel Silveira é multado por apresentar pedidos já negados pela Suprema CorteO Supremo Tribunal Federal multou o advogado Paulo Faria, que representa Daniel Silveira, por apresentar uma série de pedidos com argumentos já negados pela Suprema Corte para reduzir a pena do ex-deputado. Na mesma determinação, Moraes negou mais uma vez a redução da pena de Silveira ou a progressão de regime.
Weiterlesen »
Presidente do STF defende corte suprema menos proeminenteO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que é necessário voltar a uma corte suprema menos proeminente o mais rápido possível, mas que os processos contra a tentativa de golpe e invasores da Praça dos Três Poderes devem continuar por mais algum tempo.
Weiterlesen »
EUA: Suprema Corte do Arizona restabelece lei que criminaliza aborto em quase todos os casosLegislação é uma das mais restritas do país e permite procedimento apenas quando a vida da mãe está em risco
Weiterlesen »
Israel deve informar Suprema Corte sobre aumento da ajuda humanitária à Faixa de GazaO governo israelense deve informar à Suprema Corte quais as medidas que implementa para aumentar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza, após acusações de restrição de envio de insumos para o território palestino.
Weiterlesen »
Governo israelense deve explicar restrições à ajuda a Gaza perante Suprema CorteBloqueio israelense forçou ajuda humanitária ser lançada de paraquedas no enclave; método resultou em confusão e novas mortes
Weiterlesen »