Para o ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e para o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, ninguém poderia imaginar a dimensão do caso no 'dia zero' da operação
Cardoso fez uma avaliação semelhante: "Era a prisão de um doleiro e estava dentro da rotina mais cotidiana do"Não me lembro de qualquer coisa naquele dia que me indicasse que aquela operação pudesse abalar o país ou o mundo político no futuro", diz o ex-ministro.
Nos anos que se seguiram à primeira fase da Lava Jato, Dallagnol e Cardozo ficaram em lados opostos em meio aos desdobramentos da Lava Jato. Uma década depois da primeira fase ser deflagrada, a BBC News Brasil conversou com três pessoas que contaram, a partir de suas perspectivas, como viveram o dia "zero" da operação.
Elas têm areia fina e branca, palmeiras abundantes, mar verde e ondas cobiçadas. A temperatura da água pode atingir os 27º C. Para aquela viagem, Dallagnol e seu grupo de amigos alugaram um barco com camarotes onde dormiam e se alimentavam enquanto viajavam de uma ilha para a outra em busca das melhores ondas.
"Na hora que isso aconteceu, um amigo nosso que é dentista foi para o barco e pegou o material de sutura. Foi um momento tenso porque não sabíamos se havia lesão interna", diz Dallagnol. Ao mesmo tempo, nos dias anteriores à operação, os procuradores que já atuavam no caso entenderam que ela demandaria mais gente do que o normal.
Seu apartamento fica em um condomínio a pouco mais de 300 metros do lago e a um quilômetro da então residência da então presidente Dilma.Ele era, à época, um quadro histórico do PT. Havia sido vereador em São Paulo e deputado federal por dois mandatos consecutivos. Cunha sempre alegou ser inocente de todas as acusações e negou seu envolvimento em quaisquer irregularidades.
No dia 20 de março, a PF informou que havia prendido o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa por tentativa de destruição de provas. Costa havia saído da Petrobras dois anos antes da operação, em 2012. Dilma disse que demitiu Costa em 2012 em meio a suspeitas de irregularidades. "Inclusive, gente da situação e da oposição. Foi aí que percebi que esse Paulo Roberto tinha um apoio político imenso", diz Cardozo.
No dia 17 de março de 2014, o professor Leonardo Avritzer já era uma das principais referências brasileiras no estudo da corrupção e dava aulas na UFMG desde 1989. De acordo com os veículos, as mensagens mostravam diálogos entre Deltan e o então juiz Sergio Moro que levantaram questões sobre parcialidade do agora senador.
Dallagnol nunca admitiu que as mensagens eram autênticas e sempre negou o cometimento de irregularidades na condução da operação."As pessoas têm que entender que essas conversas são conversas que você teria na mesa de casa com a família, são pessoas que estão trabalhando há cinco anos juntas, são amigas", disse o então procurador-chefe da Lava Jato.
Sua exoneração foi interpretada pelos ministros da Corte como uma manobra para escapar da Lei da Ficha Limpa, que impede pessoas condenadas por órgãos colegiados de se candidatarem a cargos eletivos. Apesar da cassação, Dallagnol vem sendo apontado como um nome forte na disputa pela Prefeitura de Curitiba, neste ano.
Apesar disso, outros estudiosos apontam que a Lava Jato teria deixado para trás a criação de algumas inovações jurídicas que ainda perduram.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Para 42% dos brasileiros, Lava-Jato acabou por interferência de políticos, diz pesquisaPerguntados se a operação fez mais bem ou mal, 50% dos entrevistados disseram que os resultados foram mais positivos do que negativos
Weiterlesen »
PGR é contra pedido de empreiteiro para invalidar condenação na Lava-JatoGerson Almada acionou o STF para anular ação em que foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa; caso está com Edson Fachin
Weiterlesen »
Gilmar Mendes defende uma ‘Comissão da Verdade’ para a Lava Jato: ‘Se revelou um projeto ...A CartaCapital, o ministro do STF afirma ser necessário manter a atenção a fim de evitar a repetição de abusos
Weiterlesen »
Lula nomeia para desembargador nome citado na Lava JatoMinistro do STJ e seu filho, o indicado, foram elencados na investigação
Weiterlesen »
Lava Jato completa 10 anos: excessos abriram espaço para reversão de decisõesNenhum político permanece preso, após um a década
Weiterlesen »
Justiça concede liberdade provisória para primeira delatora da Lava JatoNelma Kodama foi condenada pelo então juiz Sergio Moro e, atualmente, é acusada de tráfico internacional de drogas; ela deverá continuar usando tornozeleira eletrônica
Weiterlesen »