Apesar de manterem um relacionamento amistoso, Lula e Macron têm posições diferentes em temas como a guerra na Ucrânia e o acordo comercial entre UE e Mercosul
Lula e Macron durante visita do presidente brasileiro a Paris. Macron chega nesta terça-feira ao Brasil para uma viagem de três dias, chega ao Brasil na terça-feira para sua primeira visita bilateral a um país da América Latina desde que assumiu o poder, em 2017.. Ele vai ficar três dias e passar por cinco cidades: Belém, Rio de Janeiro, Itaguaí , São Paulo e Brasília.
O presidente francês será recebido em Belém por Lula, com quem mantém um relacionamento aparentemente mais amistoso do que o que teve com Bolsonaro. "Para além dos ganhos diplomáticos dessa visita, há uma agenda objetiva e pragmática de cooperação em áreas importantes da agenda brasileira e francesa. Entre elas, uma das principais é a cooperação em assuntos de defesa", disse Carolina Pavese.
O Brasil vem encontrando dificuldade em obter auxílio tecnológico para a parte nuclear do projeto, que inclui o acondicionamento do reator no casco e sua conexão com o sistema que vai gerar a sua propulsão. Além da cooperação militar, Macron e Lula também convergem quando o assunto é combate ao crescimento da direita radical.
A França é membro permanente do conselho e tem direito a veto e, na época, o Brasil exercia a presidência rotativa do colegiado.Publicamente, Macron e Lula condenaram as ações terroristas praticadas pelo Hamas contra Israel, mas vêm criticando o governo israelense pela escala da reação militar na Faixa de Gaza, embora o tom adotado pelo brasileiro tenha causado reação por parte de Israel.
Após a fala, o governo de Israel reagiu e declarou que o presidente brasileiro é persona non grata no país. Em 2019, durante o governo de Bolsonaro, Mercosul e União Europeia assinaram o acordo. Para entrar em vigor, no entanto, o acordo precisava passar por uma revisão técnica e pela ratificação dos parlamentos de todos os países envolvidos.
"O que é incompreensível e que e eu mesmo não sei explicar é que, enquanto nós mesmos colocamos regras de produção, importamos produtos que não respeitam essas regras", afirmou Macron em fevereiro. "É um lobby muito forte e que, historicamente, realiza protestos muito ruidosos contra a possibilidade de maior entrada de produtos agrícolas estrangeiros", disse o professor à BBC News Brasil.
"Esse assunto poderá ser tocado mas essa negociação é entre o Mercosul e a Comissão Europeia. Não é uma negociação com os países da União Europeia individualmente. A Comissão Europeia fala por todos os países. E a grande maioria é a favor ", disse a diplomata. Segundo o jornal "O Estado de S.Paulo", o impasse se deu porque um grupo de países defendia que o tema fosse tratado como "War on Ukraine", ou seja: Guerra contra a Ucrânia. Outro grupo, defendia que o tema fosse tratado como "War in Ukraine", ou seja: Guerra na Ucrânia.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Macron quer encontrar agenda comum com Lula sobre Ucrânia | Blogs CNNSiga os últimos fatos e notícias da política, economia nacional e internacional, no maior canal de notícias do mundo. Reportagens, vídeos, coberturas completas, Breaking news, análises e mais fatos relevantes para o seu dia a dia.
Weiterlesen »
Governador de Minas Gerais e presidente Lula afirmam ser democratas apesar das divergências políticasO governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que ele e o presidente Lula (PT), apesar de divergirem politicamente, são 'democratas' e as diferenças 'ficam de lado' quando trabalham juntos.
Weiterlesen »
Tonelero: saiba como é o submarino que será lançado por Lula e Macron no RJEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Weiterlesen »
Lula recebe Emmanuel Macron em BelémEsta é a primeira visita do presidente francês ao Brasil
Weiterlesen »
Lula e Macron lançam plano de investimentos de R$ 5,4 bi em bioeconomia na AmazôniaO programa faz parte de um plano de ação dos dois países sobre bioeconomia e a proteção de florestas tropicais, com vistas à COP30, conferência climática que será realizada em Belém em 2025
Weiterlesen »
Em Belém, Lula e Macron vão caminhar pela floresta para mostrar sintonia sobre questões ambientaisCom segurança reforçada, a capital paraense recebe, nesta terça-feira (26), por algumas horas, a partir das 15h30 (horário de Brasília), os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o francês, Emmanuel Macron, que vai passar por quatro...
Weiterlesen »