Escolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
O rosto da pequena Nilofar Ayoubi, de apenas 4 anos, ainda estava vermelho por causa da bofetada que ela acabara de receber de um estranho enquanto brincava nas ruas da cidade de Kunduz, no norte do Afeganistão. O golpe foi tão brutal que a jogou no chão.
Depois de alguns momentos, o pai de Ayoubi tomou uma decisão radical: “Ele pegou uma tesoura, cortou meu cabelo e disse à minha mãe: 'Vista-a como um menino'”. Infância em Kunduz Ayoubi nasceu em 1996, mas os documentos de identidade indicam que ela é de 1993. O pai dela fez a mudança para que a filha pudesse começar os estudos o mais rapidamente possível, depois de a intervenção dos EUA em 2001 ter derrubado o governo talebã.
Ayoubi lembra que o provedor da casa, o pai dela, era um homem especial para aquela época no Afeganistão: “Ele odiava a política.” Suas irmãs, por outro lado, tinham que cobrir os cabelos — mesmo dentro de casa — e se vestir de maneira conservadora, algo que o pai detestava. “O fato de eu estar tão convencida de que era um menino também ajudou, pois se tornava mais difícil para que outras pessoas suspeitassem. Lembro que, em muitas ocasiões, eu própria propunha para que os meninos fossem incomodar as meninas com frases como 'Ah, meu amor, como você é linda e sexy'."
“Uma vez encontrei um absorvente e fui até meu pai: 'Papai, papai, olha, é igual aos da TV, é engraçado. Para que serve isso?’."“Depois, levei para minha irmã. Lembro que ela tirou o absorvente da minha mão e me insultou. Mesmo naquela época, ninguém pensou em me dizer o que era a menstruação." “No dia seguinte, contei o que havia acontecido à minha amiga. Ela riu e me perguntou se eu era estúpida, se minhas irmãs não tinham me contado nada."
“Ela claramente se acostumou com a ideia de que poderia se sentir confiante de que eu estava segura. Foi nesse momento que ela percebeu que tudo foi em vão.” Rebeldia Os anos de vida como homem marcaram a identidade de Ayoubi. Ela tinha uma segurança que as outras meninas da escola não possuíam. “Criei um grupo chamado ‘Meninas do Norte’. Por meio dele, começamos um movimento para educar as meninas nas escolas sobre coisas que não eram ensinadas, como a puberdade.”
“Desde pequena recebi muitos pedidos, aos quais meu pai sempre respondia com um 'não se atreva a se aproximar dela'. Ele dizia que eu não me casaria equanto não terminasse os estudos e pudesse fazer uma escolha."Ayoubi se casou em 2016, quando completou 19 anos. Ela especula que a decisão foi influenciada, em parte, pelo vazio deixado no coração pela morte do pai no ano anterior.
Mas tudo mudou mesmo a partir de agosto de 2021. O Talebã ganhava terreno há algum tempo e, naquele mês, conquistou a capital Cabul. “Nesses momentos vi coisas que vão me perturbar para o resto da vida. Um homem com uniforme de policial disse para outro: 'Pegue minha arma e minha bicicleta, e me dê uma roupa de civil'. Ele chorava e dizia sentir-se traído."
Uma nova vida Ayoubi e a família deixaram Cabul para trás e acreditam que nunca poderão retornar — Foto: GETTY IMAGES “É muito difícil não ter família aqui. Principalmente para meu filho. Ele se lembra muito de Cabul. Ele me pergunta sobre a avó e por que ela não pode estar conosco.”
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Escolha do novo ministro do STF e do novo PGR em meio a reacomodação de forçasA escolha do novo ministro do STF e do novo PGR acontece em meio a uma delicada reacomodação de forças entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Os Poderes da República experimentaram momentos de alta tensão.
Weiterlesen »
Entenda por que preço do leite registra 6ª queda consecutiva; valor pago ao produtor cai 30,4% no anoEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Weiterlesen »
Brasil amplia presença de militares na fronteira com a Guiana e com a VenezuelaEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Weiterlesen »
Lula pede mais empenho de líderes mundiais no combate às mudanças climáticasLula pede mais empenho de líderes mundiais no combate às mudanças climáticas. Veja trechos do discurso JN
Weiterlesen »
Novo vídeo mostra soco que fez empresário desmaiar ao tentar defender mulher em Copacabana: 'Optei por ajudar', contaEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Weiterlesen »
Lei do Esforço Inverso: por que às vezes fracassamos quando nos esforçamos demaisLei do Esforço Inverso: por que às vezes fracassamos quando nos esforçamos demais == g1
Weiterlesen »