Navio que vinha da França colocou em lados opostos duas milícias que estavam tentando se consolidar no poder no recém-proclamado Estado de Israel em 1948.
Eram 4 da tarde de 22 de junho de 1948 quando o novo primeiro-ministro do recém-proclamado Estado de Israel ordenou abrir fogo contra um navio que ancorava na praia em Tel Aviv.
O país atualmente está imerso em uma profunda crise política onde "a possibilidade de uma guerra civil, tão real em 1948, está mais uma vez presente", alerta Derek Penslar, professor de História Judaica da Universidade de Harvard, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.Em 14 de maio daquele ano, após o fim do Mandato Britânico na Palestina, David Ben Gurion proclamou no Museu de Arte de Tel Aviv o nascimento do Estado de Israel.
A Irgun, porém, surgida após uma cisão da Haganah em 1931, optou desde o início por uma estratégia de confronto, tanto contra a população árabe que habitava a Palestina quanto contra os britânicos, especialmente depois que o Reino Unido decidiu restringir a migração judaica para a Palestina.
Ambos eram visionários e sionistas fervorosos, mas radicalmente opostos, não apenas em sua ideia de como alcançar a independência de Israel, mas em sua estética, sua linguagem e seu projeto econômico para o país. Seu projeto secular e esquerdista consistia em ocupar gradativamente o território e cooperar com os britânicos para, quando chegasse a hora, firmar um acordo de independência.
Ben Gurion liderou o sionismo trabalhista, que foi a força dominante nos primeiros 30 anos do Estado de Israel e moldou suas instituições, enquanto Begin, que se tornou primeiro-ministro em 1977, personificou o sionismo revisionista - uma visão de direita que queria estabelecer o Estado de Israel em ambos os lados do rio Jordão.
Begin queria que o armamento fosse destinado a unidades da Irgun dentro das IDF, mas Ben Gurion desconfiava da proposta. A tensão era palpável e iniciou-se uma troca de tiros que terminou com várias mortes de ambos os lados. Diante da possibilidade de que o incidente levasse a uma guerra civil, Menachem Begin decidiu se render, garantindo que "judeus não matarão outros judeus".
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Navegação: o poderoso robô que pode partir um navio ao meioA indústria de desmantelamento de navios atualmente é alvo de diversas críticas de ativistas, que cobram melhores condições nesse setor. A tecnologia dos robôs, dizem empresas, pode ser uma alternativa para esse problema.
Weiterlesen »
Conflito em Israel deixa quase 700 mortos e 4 mil feridos em 24 horasOfensiva do Hamas contra o Estado de Israel é considerada a maior em 50 anos; situação pode ficar ainda mais alarmante nas próximas horas, quando o governo israelense iniciará uma operação em Gaza
Weiterlesen »
Conflito em Israel deixa quase 700 mortos e 4 mil feridos em 24 horasExplosão destrói prédio no bairro residencial de Rimal, na Cidade de Gaza, em 20 de maio de 2021, durante o bombardeio israelense no enclave controlado pelo Hamas
Weiterlesen »
O legado de trauma e divisão deixado pelo Reino Unido e França no Oriente MédioO controle britânico e francês do Oriente Médio há um século deixou um impacto que ainda é sentido nos dias de hoje
Weiterlesen »