O corredor foi o porta-bandeira dos Jogos que também aconteceram na capital francesa
A prova dos 5.000m rasos do atletismo na Olimpíada de Paris começa a ser disputada hoje, no Stade de France. O Brasil não tem representantes na disputa ou qualquer tradição, mas essa essa corrida entrou para a história olímpica do país graças à participação de Alfredo Gomes, primeiro atleta negro a representar a delegação brasileira em uma edição dos Jogos, há cem anos.
— Os avós dele eram . Ele nasceu apenas 11 anos após a libertação dos escravizados. Na realidade, ele abriu caminho para que outros tantos também tivessem essa vontade de correr atrás de uma conquista esportiva, de reconhecimento — afirma o biógrafo, que lançou recentemente um livro em homenagem ao avô: “Brasil cem anos de negritude olímpica”.
Equipe de atletismo brasileira que foi enviada aos Jogos Olímpicos de 1924 com o destaque Alfredo Gomes, primeiro negro brasileiro na Olimpíada — Foto: Arquivo pessoal de AC de Paula. — Eles quase não foram para a Olimpíada, pois não tinha dinheiro para enviá-los — afirma. — Eram 10.000m, cortando riachos e buracos, e lá estava muito ensolarado. Como ele não tinha nem treinamento, acabou desistindo.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Rayssa Leal chega a Paris para os Jogos Olímpicos e avisa: 'Estou 100%'No jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Weiterlesen »
Jogos de Paris tiveram Vila, Celeste Olímpica e Tarzan medalhista há 100 anosNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Weiterlesen »
Pira olímpica '100% eléctrica' ficará acessível ao público durante Jogos de ParisA pira olímpica, acesa pela ex-atleta Marie-José Pérec e pelo judoca Teddy Riner na cerimônia de abertura, ficará acessível ao público gratuitamente durante os Jogos de Paris, segundo o Comitê Organizador (COJO) e a companhia de energia EDF, criadora...
Weiterlesen »
Jogos de Paris: Evandro e Arthur não reconhecem canadenses e seguem 100% no vôlei de praiaDupla brasileira venceu a segunda partida seguida, por 2 sets a 0, contra Schachter e Dearing, do Canadá
Weiterlesen »
Seleção feminina de vôlei vence novamente, está na semifinal e segue 100% nos Jogos de ParisBrasil fez 3 a 0 contra a República Dominicana e segue sem perder nenhum set dos 12 disputados na competição
Weiterlesen »
Filipinho vence repescagem com maior somatório do dia; Tati e Tainá avançamSurfe brasileiro segue 100% nos Jogos de Paris
Weiterlesen »