Na campanha de 2018, Gustavo Petro assegurou que não convocaria uma Assembleia Constituinte
, propôs nesta sexta-feira mudar a Constituição diante da negativa do Congresso, controlado pela oposição, de aprovar várias de suas reformas, em um choque que motivou diversas manifestações no país.No poder desde agosto de 2022, o presidente de esquerda não conseguiu convencer os congressistas para que deem luz verde a seus projetos de lei com vistas a modificar o sistema de saúde, de pensões e trabalhista.
A oposição afirma que o presidente está determinado a tornar realidade suas propostas passando por cima das instituições e costuma compará-lo com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro.O congressista Hernán Cadavid, do partido de direita Centro Democrático, classificou os planos de Petro de "perigosos". "Ele fará o que for preciso para desestabilizar este país e se manter no poder", escreveu na rede social X.
Em seguida, ele questionou diretamente as instituições, que supostamente não estão à altura das exigências de reforma do povo colombiano. — Não é mais o momento para um acordo nacional, como propus. Eles expulsaram três senadores, fiquei sem cônsul no México, disseram que María José Pizarro não pode fazer parte da diretoria e dizem que não há perseguição. Eles querem anular os decretos — disse o presidente.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Presidente da Colômbia propõe reforma constitucional por choques com CongressoO presidente da Colômbia, Gustavo Petro, propôs nesta sexta-feira (15) mudar a Constituição diante da negativa do Congresso opositor de aprovar várias de suas reformas ambiciosas, em um choque que motivou várias manifestações.
Weiterlesen »
Arrecadação maior em janeiro não significa brecha para aumentar os gastosPresidente Lula disse que deseja discutir 'limite de gastos' com o Congresso
Weiterlesen »
Presidente Lula se reúne com presidente da Câmara e líderes partidáriosO presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ministros do governo e líderes partidários da Câmara. O encontro ocorreu no Palácio do Alvorada e foi marcado após críticas de Lira à articulação política do governo.
Weiterlesen »
Viagem e ‘área VIP’: os acenos de Lula a cotado a sucessor de LiraPresidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira foi recebido pelo presidente da República com deferências especiais
Weiterlesen »
Lula promete a parlamentares que encontros serão rotina em 2024Presidente reuniu-se com líderes da Câmara e com o presidente da Casa, Arthur Lira, no Palácio da Alvorada nessa semana, em movimento para melhorar relação com o Congresso
Weiterlesen »
Deputados articulam 'pacote de PECs' para se blindar contra ações do STFLíderes querem autorização do Congresso para apurações contra parlamentares e sair da alçada direta do Supremo
Weiterlesen »