Ouro no solo consagra definitivamente a ginasta, que bate recorde individual de medalhas em Olimpíadas pelo Brasil
Uma tenista desbancando Serena Williams, um nadador superando Michael Phelps ou um velocista tirando a medalha de Usain Bolt. Este é o tamanho do feito na ginástica artística de Rebeca Andrade, maior atleta olímpica brasileira de todos os tempos.
Agora, que ela se tornou a esportista do país com mais medalhas em Olimpíadas e venceu Simone Biles na final do solo para garantir seu segundo ouro, já se pode cravar, assim como seus movimentos precisos no tablado, que a ginasta nascida em Guarulhos entrou para a história ao acumular feitos que nenhum outro atleta jamais conquistou pelo Brasil.
Talvez a ginasta de ouro só se dê conta de seu verdadeiro tamanho para o esporte, sobretudo depois de derrubar o favoritismo da grande referência histórica de sua modalidade, daqui a algum tempo, quando a ficha dos Jogos de Paris realmente cair. Mas, ao menos em outra dimensão tão ou mais relevante que as conquistas esportivas, Rebeca já tem a exata noção de sua magnitude.
“É um orgulho ser uma mulher preta e poder inspirar tantas crianças e jovens pretos”, afirma, orgulhosa, a bicampeã olímpica, consciente sobre o valor da representatividade no esporte. Além de atleta vencedora e talentosa, ela também se revela protagonista na luta antirracista, sem negar a potente mensagem por igualdade que sua trajetória carrega.
Mais do que simbólico, o pódio do solo composto apenas por ginastas negras, em que duas norte-americanas reverenciam Rebeca, é um sinal dos tempos. Um tempo em que a ginástica artística deixou de ser privilégio dos brancos. Um tempo em que a maior atleta olímpica brasileira de todos os tempos é uma mulher negra, periférica e orgulhosa de suas raízes. Um tempo de saltos que já não têm mais volta.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Lula posta foto com Rebeca Andrade após ouro em Paris: 'Nossa maior medalhista olímpica'Ginasta conquistou ouro após vencer Simone Biles no solo por 0,033; americana foi prata. 'Você é giganteeee', escreveu primeira-dama Janja em post.
Weiterlesen »
Rebeca Andrade supera Biles e é ouro no solo da ginástica em ParisRebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris nesta segunda-feira (5), superando na final as americanas Simone Biles, que ficou com a prata, e Jordan Chiles, bronze.
Weiterlesen »
Rebeca Andrade indicou despedida do solo antes do ouro em Paris-2024: 'Consome'Ginasta se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil, com seis pódios
Weiterlesen »
Paris 2024: web celebra ouro de Rebeca Andrade no solo; veja reaçõesAtleta brasileira se consagrou com a quarta medalha nesta edição do evento esportivo
Weiterlesen »
Rebeca Andrade conquista prata no salto em Paris-2024; Biles leva ouroRebeca Andrade ganhou a medalha de prata no salto sobre a mesa da ginástica artística dos Jogos Olímpicos neste sábado (2), sua terceira medalha em Paris, depois do bronze na competição por equipes e da prata no individual geral.
Weiterlesen »
Paris 2024: Rebeca Andrade conquista a prata no salto; Simone Biles é ouroJade Crey ficou com o bronze para fechar o pódio
Weiterlesen »