Rússia e Ucrânia trocaram acusações sobre a autoria do ataque; 16 mil pessoas estão na chamada 'zona de risco'
Ainda não se sabe de quem é a responsabilidade ou qual foi a causa do ataque contra a barragem de 18 km³, que compõe a hidrelétrica homônima, às margens do rio Dniéper, e sob controle russo desde o ano passado. Segundo o Ministério do Interior ucraniano, o incidente causou inundações em 24 vilarejos, mas a zona de risco engloba cerca de 80, além de partes da cidade de Kherson. Há evacuações em curso.
A maior parte dos especialistas crê que os esforços ucranianos para retomar o território ocupado seriam centrados na margem oriental do rio, mas os danos maiores causados pela destruição da represa ficam no lado oposto. A destruição pode atrapalhar os planos de ambos lados do confronto que eclodiu em 24 de fevereiro do ano passado.
Outra função-chave da reserva é abastecer um canal que leva água para a Península da Crimeia, ocupada pela Rússia desde 2014, e cuja devolução é posta por Kiev como condição para negociações. Segundo Peskov, uma das razões pelas quais os ucranianos podem ter explodido a reserva foi para privar a região de água.
A Ucrânia chamou a Rússia de "Estado terrorista" no Tribunal Internacional de Justiça . O ataque contra a barragem de Kakhovka "provocou a retirada de civis e graves danos ecológicos", declarou o representante de Kiev, Anton Korinevich, na principal jurisdição da ONU.
A vice-ministra ucraniana da Defesa, Ganna Maliar, disse que Bakhmut permanece como o "epicentro das hostilidades". "Estamos avançando em um front bastante amplo", destacou.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Explosão em hidrelétrica na Ucrânia inunda povoados em área dominada pela RússiaGovernos da Ucrânia e da Rússia trocam acusações sobre a autoria do bombardeio na região de Kherson...
Weiterlesen »
Explosão destrói barragem no sul da UcrâniaExplosão destrói barragem no sul da Ucrânia
Weiterlesen »
Modelo que foi expulsa do Bolshoi entrega segredo militar russo de forma acidentalApós explosão, Anastasia Volochkova revelou localização de base militar da Rússia
Weiterlesen »
Explosão destrói barragem de Nova Kakhovka, no sul da Ucrânia; moradores são evacuadosPrefeito da cidade chamou o ocorrido desta terça-feira (6) de 'ataque terrorista sério'; militares ucranianos responsabilizam forças da Rússia pelo ataque
Weiterlesen »
Explosão em barragem na Ucrânia, definição de plano da CPMI e mais de 6 de junhoAutoridades russas e ucranianas trocam acusações sobre a responsabilidade pela explosão na barragem de Nova Kakhovka
Weiterlesen »