O avião da Voepass que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo (SP) enfrentou uma frente fria extrema, que resultou em uma água supercongelada (característica quando o ponto de congelamento fica abaixo de -18ºC).
Segundo o meteorologista e coordenador do Lapis da Ufal , Humberto Barbosa, isso pode gerar uma camada de gelo nas asas —tese que está sendo usada para explicar a perda de sustentação e queda da aeronave.
"O avião estava sujeito a condições meteorológicas que incluíam uma corrente de ar fria se deslocando e uma nuvem de partículas de poluição. Isso gerou uma instabilidade atmosférica, que se reflete no padrão das nuvens. Toda a região estava em um caos", afirma.Barbosa explica que a frente fria não causou tempestades, o que pode ter feito com que o piloto não percebesse os problemas climáticos e desviasse a rota.
A água supercongelada tem como característica ter ponto de congelamento mais baixo. À medida que impurezas do ar foram se misturando e alteram as propriedades físicas dela, isso pode baixar ainda mais. Como ela segue líquida, o avião fica mais úmido e isso facilita formar gelo.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Veja a rota do voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP)Aeronave caiu menos de uma hora e meia após decolagem; 61 pessoas estavam a bordo e ninguém sobreviveu
Weiterlesen »
Avião da VoePass que caiu em Vinhedo não comunicou emergência durante voo, diz FABChefe do Cenipa confirmou que as duas 'caixas pretas' da aeronave foram encontradas e serão enviadas a Brasília para extração de dados em perícia
Weiterlesen »
Avião da VoePass que caiu em Vinhedo não comunicou emergência durante voo, diz FABO chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, afirmou nesta sexta-feira, 9, que a aeronave que caiu com 61 pessoas em Vinhedo (SP) não reportou nenhuma emergência antes do acidente.
Weiterlesen »
Voepass diz que avião que caiu em Vinhedo era 'sensível' ao geloSÃO PAULO, 9 AGO (ANSA) - A companhia aérea Voepass reconheceu que o avião ATR 72 que caiu em Vinhedo (SP), matando as 61 pessoas a bordo, era 'sensível' ao gelo, mas garantiu que o sistema de degelo funcionava normalmente no momento da deco
Weiterlesen »
Voepass não descarta sensibilidade ao gelo após avião cair em Vinhedo (SP)A companhia aérea Voepass, responsável pelo avião que caiu em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9), não descartou o congelamento de asas da aeronave como hipótese de causa do acidente.
Weiterlesen »
Queda de avião em Vinhedo: vítimas da tragédia da Voepass são homenageadas por amigos e parentesA queda do avião matou 57 passageiros e 4 tripulantes que saíram de Cascavel com destino ao aeroporto de Guarulhos. Entre as vítimas, está grupo de médicos que participaria de evento na capital paulista
Weiterlesen »