As eleições legislativas na Polônia, cujo resultado pode levar a mudanças no governo nacionalista ultraconservador, estão previstas para acontecer no segundo semestre
Provenientes de todas as regiões do país, os manifestantes carregavam bandeiras polonesas, nas cores branca e vermelha, e também da, de fundo azul. Os participantes atenderam ao chamado de Donald Tusk, ex-primeiro-ministro e ex-presidente do Conselho Europeu , hoje líder do principal partido de oposição centrista, a Plataforma Cívica .
Os slogans abrangiam a defesa da democracia, que tem sido atacada por reformas que restringiram o Estado de Direito e as liberdades dos poloneses; a exigência de eleições livres na Polônia e no Parlamento Europeu, em 2024, além de denúncias contra “a alta do custo de vida, fraudes e mentiras” do governo ultranacionalista no poder.
Em um breve discurso no início da manifestação, Donald Tusk enfatizou que a missão da oposição é “de importância comparável” à da década de 1980 e à luta contra o comunismo. A data do protesto, que a oposição vê como um momento decisivo em sua marcha rumo a uma possível vitória eleitoral, coincide com o 34º aniversário das primeiras eleições parcialmente livres na Polônia, que aceleraram a queda do comunismo na Europa.
Naquela época, o movimento sindical Solidariedade , fundado por Walesa, conseguiu conquistar 160 cadeiras na Câmara dos Deputados, ocupando quase todas as vagas a que tinha direito, o equivalente a 35% do plenário, e 99% dos mandatos de senador.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
Guerra matou ao menos 500 crianças na Ucrânia, diz ZelenskyDeclarações foram feitas após anúncio de que uma menina de 2 anos foi encontrada morta na cidade de Dnipro devido a bombardeios russos
Weiterlesen »
Marcha contra governo nacionalista leva 500 mil pessoas às ruas em VarsóviaA poucos meses das eleições legislativas na Polônia, 500 mil pessoas saíram às ruas de Varsóvia, neste domingo (4), para protestar contra as políticas do partido populista de direita Lei e Justiça (PiS), que governa o país do leste europeu há quase oit
Weiterlesen »