Em discurso durante sessão de trabalho do G7, no Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)
). No encontro, que teve como tema “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”, Lula disse que o conselho “encontra-se mais paralisado do que nunca”. Ao falar de paz, afirmou que “membros permanentes continuam a longa tradição de travar guerras não autorizadas pelo órgão, seja em busca de expansão territorial, seja em busca de mudança de regime”.
O presidente voltou a pedir uma solução baseada no diálogo para o conflito na Ucrânia e a criação de um espaço para negociações. Destacou outros conflitos que ocorrem fora da Europa e que merecem também mobilização internacional. “Israelenses e palestinos, armênios e azéris, cossovares e sérvios precisam de paz. Yemenitas, sírios, líbios e sudaneses, todos merecem viver em paz”, afirmou.
Meio ambiente foi outro tema do encontro. Lula falou sobre a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em Belém em agosto. Guterres garantiu que vai apoiar a iniciativa brasileira de criação de um grupo de cooperação formado por nações amazônicas, Indonésia e República Democrática do Congo, países que têm grandes florestas.
No encontro com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, as conversas giraram em torno da necessidade de aumento do comércio entre os dois países e na cooperação em áreas como ciência e tecnologia, inclusive com a possibilidade de um acordo entre Vietnã e Mercosul.
Deutschland Neuesten Nachrichten, Deutschland Schlagzeilen
Similar News:Sie können auch ähnliche Nachrichten wie diese lesen, die wir aus anderen Nachrichtenquellen gesammelt haben.
No G7, Lula pede reforma no Conselho de Segurança da ONU e África no G20Em discurso em sessão de trabalho do grupo, no Japão, o presidente pediu mais participação de países em desenvolvimento em órgãos internacionais
Weiterlesen »
É hora de reformar o Conselho de Segurança, diz secretário-geral da ONUAntónio Guterres também defendeu a reestruturação do Fundo Monetário Internacional (FMI)
Weiterlesen »
No G7, Lula critica 'formação de blocos antagônicos' e reivindica novos membros no Conselho de Segurança da ONUNo Japão, Lula reivindicou reforma no Conselho de Segurança da ONU, criticou ‘apologia ao Estado mínimo’ e apontou necessidade de correção de ‘excessos da desregulação dos mercados’
Weiterlesen »
Em sessão do G7, Lula defende reforma no Conselho de Segurança da ONU e critica 'blocos antagônicos'Presidente disse que, sem reforma, ONU não terá 'autoridade política e moral para lidar com os conflitos' do século 21. Lula também defendeu crescimento sustentável e 'Agenda 2030'.
Weiterlesen »
G7: Lula, em discurso, critica países ricos e defende reforma na ONUEm discurso no G7, neste sábado (20), em Hiroshima, no Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os países ricos e blocos antagônicos, assim como defendeu uma reforma no Conselho de...
Weiterlesen »